Essa promoção é minha!

Quem vive o seu planejamento de carreira quer que a mesma decole. Portanto, fazer o trabalho de maneira correta e eficaz deixou de ser um requisito para ser promovida. Estar comprometida também não é um diferencial. Então, o que fazer para chamar a atenção e ser a convocada para encarar novos desafios?

É necessário compreender que a evolução na carreira envolve níveis diferentes. Então, se você está estudando, sua promoção pode ser um trabalho ou estágio na área que traga experiência. Se você já trabalha alguns anos na sua formação, a liderança júnior e a participação em desenvolvimento de projetos pode ser o alvo. Já para quem atua há mais tempo, além das especializações, a coordenação de grupos e projetos ou abertura de novos mercados são o próximo degrau.

Cada uma dessas etapas profissionais durante o planejamento de carreira vão requerer habilidades comportamentais diferentes, as chamadas soft skills. Essas habilidades comportamentais unem experiências, histórico de vida e habilidades técnicas aplicadas. Algumas mais voltadas para si, outras mais para as relações, há também as que exigirão pensamento estratégico e visão sistêmica. O que todas têm em comum: você precisa desenvolver a sua mentalidade primeiro antes de crescer de nível.

Foque nos fundamentos básicos para o planejamento da carreira

Leia também: 6 lições sobre empreendedorismo

Imagine que o planejamento da carreira é igual à construção de um prédio. Você precisa ter bons fundamentos para mantê-lo erguido. Neste caso, os fundamentos básicos passam por cavar fundo na sua pessoa. Compreender quais são os seus comportamentos que podem alavancar a sua carreira, quais deles precisam ser guiados para a alta performance; aprender a gerenciar o próprio tempo, a buscar informação e agir de maneira eficiente; melhorar a sua comunicação para evitar retrabalho e otimizar os recursos já são desafios encorpados para quem busca sair da média.

Quando você estiver com a base pronta e consolidada, é bem provável que mais um nível de promoção surja no seu horizonte. Com ele, você não apenas terá que dar bons resultados pessoais: também deve gerar resultados de uma equipe, que tem pensamentos, valores, tempos de ação diferentes do que os seus. Aqui a matéria Gente é central. Treinar, focar no resultado, manter a motivação, gerenciar conflitos, acompanhar os números, dar feedbacks nem sempre positivos… Além de ser mestra em organizar o seu tempo, você terá que tirar o máximo proveito do tempo e da energia dos outros. Não se trata apenas em fazer mais com menos, mas fazer o extraordinário através do conjunto.

Por dentro das habilidades necessárias

Por incrível que pareça, essas habilidades são difíceis de se encontrar. Embora muito já se tenha evoluído na área de desenvolvimento e autoconhecimento, ainda assim são poucas as pessoas que estão aptas, imediatamente, a assumir um cargo de liderança com plenitude e a consciência dos desafios naturais que se enfrentam. O olhar estratégico, com visão de longo prazo, a liberdade de horário que pode virar de aliada a inimiga, as mudanças de mercado cada vez mais rápidas e exigentes fazem com que boa parte dos líderes desistam ou se percam no meio do caminho.

Como posso fazer de maneira independente esse meu desenvolvimento para ter alta performance e, assim, poder ser a melhor candidata para uma promoção?

Passos que podem ajudar a você que está mirando a vaga de CEO lá na frente:

1. Conheça as exigências da empresa em níveis de comportamento para a promoção.

Ouvi uma vez de um conhecido que, na multinacional em que ele trabalhava, ganhava um cargo quem “fazia política”. O “fazer política” de que ele falava era: participar de algumas reuniões, oferecer churrascos ou um chopp de fim de tarde com o superior. O que esse meu conhecido não entendeu é que, ali, a oportunidade de mostrar a sua forma de pensar, valores pessoais, bem como captar as exigências para o cargo futuro poderiam ser facilmente repassadas. Você precisa pagar churrasco para a sua liderança ou o setor de RH? Não. Mas pode aproveitar alguma folga para conversar de maneira verdadeiramente interessada e, com isso, aos poucos, alinhar a sua visão com a visão da empresa.

2. Invista em você.

Pode parecer clichê mas, se nem você se compra, como quer que outros a comprem? Fazer um bom curso, manter uma imagem agradável e saber dizer não para pessoas que demandam por desorganização própria demonstram que você preza pelo seu tempo e aumenta a sua confiabilidade.

3. Tenha o seu coach.

Sua carreira precisa de uma pessoa qualificada em coaching executivo para garantir que as suas competências comportamentais sejam de fato desenvolvidas. Isso demanda maior tempo e habilidade do profissional contratado para saber quais ferramentas usar para medir corretamente o seu progresso bem como alinhar os seus valores pessoais com os valores exigentes para o cargo. Um simples trabalho de autoconhecimento aqui poderia ser desastroso, por não levar em consideração o que o local ou o próprio mercado de trabalho quer como perfil.

4. Fique na fila.

Nem sempre aquela colega que parece ter nascido “virada para a lua” quer dizer que seja mais competente do que você. Talvez ela tenha apenas uma habilidade de se vender melhor. Já vi muita gente começar uma carreira brilhante e não dar conta do recado em pouco menos de 2 anos. Confie no processo. Se você está plantando as sementes certas, no terreno certo na estação certa, chegará o momento em que você colherá os resultados. Tudo demanda tempo, e para isso, você precisa ser paciente e esperar chegar a sua vez na fila.

5. Alegre-se com a mudança.

Quando a pandemia exigiu que ficássemos em casa e a comunicação via salas virtuais foi regra, muitas queixas surgiram. Embora essas sejam queixas reais e compreensíveis, o salto em desenvolvimento de plataformas digitais, educação e trabalho remoto nos adiantou pelo menos 5 anos. Quem diria, há anos atrás, que alguém poderia coordenar equipes no seu computador doméstico? Hoje é viável e normal. Quantas novas possibilidades podem surgir para você com as mudanças que ainda virão?

Por fim, a retomada da economia vai gerar muitas oportunidades para quem estiver pronta. Seja você essa mulher que está apta a desbravar esse novo mundo. Escute, estude, conhece-te, treine e as portas estarão abertas. Bom trabalho para você!

Assine a nossa Newsletter para receber dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *