Quando se fala em criação de marca, para muitas pessoas a primeira coisa que vem à mente é o desenho do logotipo. O sucesso não depende somente dele, mas a identidade visual pode sim ser um elemento que ajuda a destacar e diferenciar sua marca no mercado. Aqui vou contar de forma fácil e direta ao ponto, algumas estratégias que você pode adotar explorando cada um dos elementos que compõem a sua identidade visual pessoal ou empresarial.
Logotipo
Normalmente é composto pelo lettering (desenho personalizado das letras) e símbolo e tem o poder de comunicar o conceito, posicionamento, valores e até a personalidade da sua marca. A visão é um dos primeiros sentidos com o qual os clientes entram em contato com a sua label, por isso, o design estratégico desse elemento é tão importante para começar a contar sua história, atraindo os clientes certos. As formas desse desenho não devem ser escolhidas à toa, mas sim comunicar sua mensagem ao mundo. Dessa forma, um dos pontos fundamentais antes do design é saber quais características você quer comunicar e qual público quer atingir com sua marca. Veja alguns exemplos abaixo.
Neste logotipo da Brincasa, trabalhamos com o elemento do sorriso e com um lettering em caixa-baixa mais arredondado que expressam a proximidade da marca, além de trazer o telhado da casa que remete aos acessórios e itens comercializados pela empresa. Branding por Greice Piacini e Design Richard Koubik.
Já neste logotipo da Casa Paty’s tralhamos elementos e cores que reforçam a simplicidade, leveza e sustentabilidade da marca, através de linhas finas, arredondadas e em caixa-baixa e símbolo composto pela letra “P” e uma plantinha suspensa. Branding por Greice Piacini e Design Richard Koubik.

Essa é uma marca tradicional que atua no segmento premium de moda feminina, por isso o lettering possui caixa-alta trazendo a presença e a força da marca, em contraponto, o seu desenho moderno agrega inovação e sofisticação. Branding por Greice Piacini e Design Richard Koubik.
Paleta de Cores
Cada cor tem um significado e adicionalmente pode transmitir uma mensagem ou uma sensação às pessoas. O que sua marca deseja transmitir? A paleta deve ser composta com cores que harmonizam e tem contraste entre si, para dar leitura e flexibilidade à comunicação. Além disso, utilizar uma cor que seja diferente e única dentro da concorrência do seu setor pode ser um diferencial, tornando sua marca mais memorável e fácil de ser reconhecida. Como no exemplo do NuBank, que adotou o roxo, se tornando uma marca disruptiva em um setor conservador e fortalecendo seu posicionamento como “banco digital”.

O laranja do Itaú se tornou proprietário da marca, se destacando no setor de bancos que adota cores mais comuns e primárias.

Veja como as cores mais sóbrias são utilizadas para posicionar os produtos mais premium. Por isso saiba quem é o seu público-alvo.

O azul Tiffany que é uma cor criada e registrada pela marca, que já se tornou ícone pelo mundo. E se a sua marca tivesse uma cor personalizada?

Tipografias
Leia também: 4 dicas para a criação do nome da sua marca
As tipografias dos textos complementam a personalidade da marca e ajudam a manter uma unidade visual na comunicação. Elas podem ser personalizadas para agregar ainda mais reconhecimento à marca.
Grafismos e Patterns
São alguns elementos visuais que podem derivar do seu logotipo e complementam a comunicação da sua marca, dando mais flexibilidade e inspirando a criatividade. Como no exemplo da Coca-Cola abaixo.

Bom, esses são alguns dos elementos podem compor a identidade visual de uma marca. O principal ponto é que eles sejam ferramentas que ajudem a traduzir o conceito e posicionamento do seu negócio no mercado, comunicando seus valores e personalidade, para gerar identificação e se conectar com as pessoas certas. Para se diferenciar adote essas estratégias e mantenha o alinhamento e unidade da sua marca sempre utilizando as mesmas cores, grafismos, tipografias e aplicando sua marca de forma correta. Quando você muda esses elementos a cada campanha ou material de comunicação, acaba perdendo força e sua marca perde credibilidade, pois as pessoas não têm clareza de quem ela realmente é. Aplicada de forma consistente, a identidade visual ajuda a tornar sua marca mais forte e confiável, de forma memorável!
Espero que tenha gostado das dicas, se quiser saber mais sobre a Construção e Consultoria de Marcas me segue lá no Instagram @greicepiacini ou acesse meu site greicepiacini.com.br
Abraço e sucesso!
6 Responses
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteudo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Nós que agradecemos! Volte sempre aqui.
Obrigada pelo retorno Marcos!
Feliz de poder agregar com conteúdo relevante. @greicepiacini
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!
Muito obrigada!!! Volte sempre.
Obrigada Bélit!
Se quiser nos siga tmbm no instagram para mais conteúdos @greicepiacini e @mulheresdealmaempreendedora .
Abraço!