Tema bastante comentado na atualidade (gratidão por isso!), educação financeira é o processo de reconstruir os valores e princípios que norteiam a relação com o dinheiro. E isto é feito através da conscientização, do planejamento e da mudança de comportamento em relação as finanças pessoais.

E qual é o objetivo da educação financeira?

Preparar a sociedade para fazer escolhas mais conscientes e desenvolver a habilidade de gerenciar e administrar de forma eficiente, os recursos financeiros.

E respondendo o para quê: para que as pessoas obtenham melhor qualidade de vida, através do bom gerenciamento das finanças pessoais!

Uau! Eu me empolgo tanto com este tema. Sabe por quê?

Porque nos últimos anos eu tenho acompanhado muitas pessoas que viveram uma verdadeira transformação em suas vidas ao aprenderem lidar com a parte financeira.

E é por isso que eu me identifico como alguém apaixonada pelo poder transformador da educação financeira na vida das pessoas!

E como funciona o processo da Educação Financeira?

Vamos começar pelo básico: “Lidar com o dinheiro não é natural. Precisa ser pensado, planejado e controlado!” (Ana Kelly, 2019 e adotei esta frase para a vida!)

Não nascemos sabendo lidar com o dinheiro, não é algo natural. Por isso, precisamos aprender o fluxo do dinheiro e os princípios de administração financeira. Então vamos ao passo a passo!

1º PASSO – Entender o que é o dinheiro: “O dinheiro é uma ferramenta para que você alcance seus objetivos!”

Muitas pessoas não têm essa clareza e por isso buscam o dinheiro, mas que sem propósito, rapidamente “sairá” de suas mãos!

DICA = Tenha objetivo financeiros, planeje o seu futuro!

2º PASSO – O dinheiro tem preço!

Sim, isso mesmo! E é por isso que quem tem dinheiro, tem facilidade de fazer mais dinheiro.

E quem não tem dinheiro, paga caro para ter acesso ao dinheiro!

Na prática, a pessoa que tem dinheiro empresta o dinheiro dela a juros. Ou seja, ela vai receber o “aluguel” do dinheiro. Sendo assim, esta pessoa faz mais dinheiro, utilizando o próprio dinheiro.

Por outro lado, a pessoa que não tem dinheiro, precisa solicitar “empréstimo” de dinheiro e por isso, irá pagar o “aluguel do dinheiro” para quem irá emprestar a ela.

O fluxo do dinheiro na sociedade é assim, ou você empresta seu dinheiro e recebe por isso. Ou você toma emprestado e paga a mais por isso.

DICA = Você escolhe! Qual lado da mesa você quer sentar-se? Tomador de crédito ou investidor?

Mas como eu faço para mudar de lado da mesa? Pimbaaa!

Leia também: Como saber se você é uma empreendedora?

Aqui é “pulo do gato”. É a partir daqui que uma mudança de mentalidade se inicia!

Quando você se dá conta que poderia estar em uma situação financeira melhor, que poderia tomar melhores decisões financeiras e assim, estar vivendo novos patamares em suas finanças pessoais!

No livro “Pai rico, pai pobre” esta questão é destacada. Como mudar de lado da mesa? Como mudar a situação? E o livro ressalta que é preciso “quebrar” a “corrida dos ratos”!

Sim, esta expressão tem um significado muito expressivo. Quebrar a corrida dos ratos é deixar de fazer o que todos fazem, de seguir padrões sociais com apelo consumista e viver de forma racional, de acordo com a condição que o seu patamar financeiro lhe permite.

QUEBRAR A CORRIDA DOS RATOS É PAUSAR O CICLO VICIOSO DE TRABALHAR CADA VEZ MAIS PARA GASTAR CADA VEZ MAIS!

DICA = PARE! PENSE NA SUA SITUAÇÃO E AVALIE SE NÃO ESTÁ NO CICLO VICIOSO DA CORRIDA DOS RATOS!

Ok! Eu quero quebrar a corrida dos ratos, como faço?

Eu tenho um e-book prontinho te esperando, com 10 passos para transformar a sua vida financeira.

O Ebook “Transforme a sua vida financeira” vai te ajudar a sair do ciclo vicioso e começar um novo ciclo virtuoso em suas finanças pessoais. É só clicar aqui para baixar gratuitamente!

Abraços e até lá!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *