Se você está aqui é porque deseja ser mais criativa, certo? Então, para começar, precisamos desmistificar o conceito de criatividade.

A criatividade não é apenas ferramenta de trabalho para publicitários, criadores de conteúdo, marqueteiros e afins. Além disso, não se trata de mera inspiração, aquela que chega como uma deusa do nada e faz a gente criar.

Criatividade é fundamental para qualquer profissão e atividade e, o que é mais importante, pode ser adquirida e treinada.

Fique atenta, porque ela não acontece somente quando você tem novas ideias geniais. Ela existe naquela solução inusitada para aquele problema que você precisa resolver. Pode aparecer em um sonho enquanto você dorme, em uma conversa despretensiosa com um amigo ou ainda na página de um livro qualquer. Por isso, esteja atenta!

Preparei algumas dicas para você colocar a criatividade na sua rotina. Confira:

1. Reserve um tempo para pensar e fazer coisas novas

Para ser mais criativa você precisa fugir da sua rotina de vez em quando. Fazer um caminho diferente, ler um livro de um gênero novo pra você, fazer uma atividade que você nunca fez (pintar, bordar, escrever, gravar um vídeo, desenhar, cozinhar um prato novo, esculpir, jogar futebol, etc). Você precisa viver mais os seus hobbies, não só quando der tempo.

2. Registre toda e qualquer ideia

Leia também: Storytelling para empoderar a sua marca

“…as ideias estão no chão, você tropeça e acha a solução”, já diziam os Titãs. Na mesma linha, ideia não é algo que surge do nada, ela é construída no dia a dia, com um pensamento aqui, uma conclusão ali. Por isso, é importante registrar cada uma delas. Mas atenção: não julgue antes de registrá-las, certo? Se você fizer isso, é bem provável que não sobre nenhuma pra contar a história.

Tenha sempre um caderno, uma agenda, um bloco de notas, ou qualquer outra ferramenta para você tomar nota de suas ideias.

3. Volte a ser curiosa

A curiosidade faz com que você vá além dos limites impostos por você mesma, te ajudando assim, a ser mais criativa. Através dela, você expande seu cérebro e aprende coisas novas. Por isso, faça perguntas, vá atrás das respostas, questione, pesquise, consuma conteúdo, literatura, filmes, séries.

Você já deve ter escutado aquele ditado – a curiosidade matou o gato – já ouviu? Mas tomo a liberdade de contrapor: a curiosidade liberta!

4. Converse com as pessoas

Não só com as quais você convive diariamente. Converse com outras profissões, outras experiências, outras idades, outros sexos e gêneros, outras opiniões, outras políticas, outras religiões. Absorva tudo o que essas pessoas têm a dizer e a compartilhar e veja o que isso traz para você.

5. Faça exercícios

Calma que não vou ficar dando lição de moral e dizer pra você ser fit da noite pro dia. Só quero alertar para a importância dos exercícios para a saúde mental e intelectual, além, é claro, para a saúde do corpo. Enquanto você se exercita, o seu corpo faz a sua mente relaxar e é aí que ela encontra a criatividade.

6. Cuide da sua alimentação

Não estou dizendo para você fazer dietas malucas para emagrecer. Me refiro a você prestar mais atenção ao que você come diariamente. Não podemos ignorar que a alimentação influencia na atividade intelectual e em ser mais criativa.
Uma alimentação equilibrada ajuda a ter ideias, a pensar em novas soluções e a refletir melhor.

7. Imite as crianças

As crianças são curiosas por natureza, fazem perguntas o tempo todo, vivem imaginando e criando sem julgamentos e críticas. Elas brincam, experimentam, se divertem e usam a criatividade sem saber sequer o significado da palavra. Portanto, a minha dica final é: resgate o seu lado criança e liberte-se de regras, crenças, padrões e limites. Se entregue. A sua criatividade agradece!
Espero que essas dicas te ajudem a viver com criatividade e a aproveitar todas as vantagens dessa prática.
Um abraço e até a próxima!

Assine a nossa Newsletter para receber dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *