A desigualdade de gênero é um problema grave

Quase todos os dias observamos mulheres protestando e falando sobre a desigualdade de gênero. Mas por que será? É um surto coletivo? 

Primeiramente, você sabe o que é a desigualdade de gênero? É quando uma pessoa é discriminada por conta de seu gênero. Isso acontece muito no ambiente de trabalho com as mulheres que em muitas empresas recebem salários menores que o dos homens por mais que exerçam a mesma função. Isso também existe dentro da própria casa quando mulheres são vistas como inferiores, que somente elas devem fazer as tarefas domésticas e cuidar dos filhos, por exemplo. 

Pesquisas apontam dados alarmantes

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em Março de 2018 (Diferença do Rendimento do Trabalho de Mulheres e Homens nos Grupos Ocupacionais – PNAD Contínua 2018), mulheres ainda ganham 20,5% a menos que os homens, mesmo que o percentual de mulheres com ensino superior seja maior que o dos homens. Por mais que esses números tenham caído de 2012 a 2018 essa diferença ainda é muito preocupante.

Outra pesquisa divulgada pelo IBGE para o Dia Internacional da Mulher em 2018 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua) aponta que as mulheres trabalham 72% a mais que os homens em tarefas domésticas no Brasil

Mulheres são discriminadas e ouvem frases machistas dentro do ambiente de trabalho

E ainda existem as crenças machistas que seguem as mulheres por séculos. Infelizmente, muitas pessoas ainda não acreditam nisso e acham que é balela, então eu decidi fazer uma pesquisa rápida e montar uma enquete através do Instagram perguntando quem já havia escutado alguma frase machista ou sofrido algum preconceito por ser mulher através de atitudes machistas. E pasmem! 74% responderam SIM e apenas 26% responderam NÃO, sendo que dentro dos 26% que responderam NÃO, havia homens. Então, chamei algumas dessas mulheres para dar depoimentos sobre o que já vivenciaram.

Confira abaixo alguns dos depoimentos dados por elas

Ah, acho que isso não é coisa de mulher, acho que mulher não tem capacidade de entender que nem o homem.’ Esse tipo de coisas que chateiam.

– Luciana DallAgnol Knaach, 20 anos, ouviu esse palpite referente à suas funções administrativas.

‘Só o menino pode fazer esse trabalho, não é coisa pra menina.’ Era encadernação, que eles dizem que só eles podem fazer porque não teríamos força ou jeito para isso.

Shayane Maciel, 18 anos.

‘Tu só pode usar calça, os homens podem vir de bermuda se quiserem.’

Shayane Maciel, 18 anos.

Ser interrompida é o clássico, isso acontece o tempo todo. Tem aquela também ‘teu marido deixa tu trabalhar aqui?’ ou ‘coloca sutiã, dá para ver que está sem. Os clientes podem se passar contigo’ ‘veio sem maquiagem hoje? Tá com cara de abatida’ ‘ tu não pinta a unha? Fica bem mais delicada e bonita de unha pintada’ e por aí vai… A forma que eu uso para passar por isso é nunca ficar calada, sempre mostrar meu ponto de vista e provar a capacidade absurda que tenho para fazer aquilo que eu almejo.

Laura S. Barufi, 20 anos.

OBS.: Algumas das mulheres que responderam a enquete ficaram com medo de expor suas experiências e não autorizaram que as informações fossem divulgadas aqui no blog.

Falando em Desigualdade de Gênero, sabe um filme que retrata muito bem essa realidade?! ‘Felicidade por um Fio’, leia a nossa recomendação sobre o filme

Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo feminino e com você?

Muita coisa! Isso serve para mostrar que a nossa subida é mais difícil e mais longa, que quando uma mulher decide empreender ela também decide enfrentar o mundo, decide que vai deixar para trás todas as crenças limitantes de que não podemos realizar, de que nosso lugar é apenas fazendo tarefas domésticas. Quando uma mulher decide empreender ela tem que saber o que irá enfrentar e o que temos aqui nesse artigo é uma amostra muito pequena da desigualdade de gênero que nos persegue, seja dentro de casa ou no ambiente de trabalho. 

E como as mulheres podem ajudar uma a outra?

Nesse mundo onde tentam fazer com que a competição feminina exista a todo custo, nós devemos nos unir e montar uma rede de apoio. Como? Apoiando negócios de mulheres. Comece com as suas amigas e familiares, não importa se essa mulher vende bolo de pote, é influencer digital, advogada, médica, tem uma loja, uma empresa de tecnologia ou seja lá o que for, quando você for comprar algo pense em quem está por trás, prefira comprar com mulheres e ajude a divulgar o trabalho de cada uma delas, dessa forma podemos crescer juntas e construir uma sociedade mais igualitária, com a nossa marca e com empreendimentos femininos de sucesso.

E por fim gostaria de trazer aqui uma frase dita pela Publicitária e Influenciadora Digital Andy Maia.

Você não precisa diminuir o trabalho de outra mulher para chegar onde você sonha.

Andy Maia, influencer digital.

Lembre-se sempre disso e agora corra para realizar.

Obrigado por ter ficado até aqui, por hoje é só, um beijo e até o próximo artigo.

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

2 Responses

  1. Ótimo trabalho . conteúdo maravilhoso. Temos que falar muito mesmo sobre nossa igualdade. Está mais que na hora da mulher ser valorizada. Parabéns Andrea miritz

    • Muito obrigado Iela! Devemos sempre nos posicionar e debatermos o assunto, que bom que compartilha do mesmo sentimento que nós, obrigado por acompanhar nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *