O primeiro ano de empresa é muito desafiador, pode até parecer o ano mais difícil de vencer.

21 % das empresas morrem nos primeiros 12 meses de vida, segundo dados do IBGE. Mas nós, Mulheres de Alma Empreendedora conseguimos sobreviver! Os fatos apontam para quão desafiador é ser um dos vitoriosos 79% que ultrapassaram a barreira do primeiro ano de empresa.

Para nós não foi diferente, aqui na Mulheres de Alma Empreendedora, porque nós enfrentamos muitas dificuldades para completar 1 ano com saúde física, mental, emocional e financeira (as sócias e a empresa). Nesse artigo eu vou contar 25 curiosidades desse período de 365 dias desde a fundação. Tenho certeza que você vai se identificar, como empreendedora, e provavelmente deve ter vivido ou ainda vai viver algumas dessas experiências.

25 Fatos sobre os primeiros 365 dias de Mulheres de Alma Empreendedora

  1. A empresa foi fundada oficialmente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 14/08/2019. Mas demos início à abertura em julho de 2019, durante a minha visita ao Brasil.
  2. Mulheres de Alma Empreendedora tem 2 sócias: Roberta Sanzi e eu, Rafaela Sanzi.
  3. Eu e a Roberta, as sócias da MAE, somos irmãs e já trabalhamos juntas antes em outras duas empresas: na Consultoria de Recursos Humanos onde a Roberta era sócia e na própria marca Roberta Sanzi, onde criamos juntas os primeiros cursos online da Roberta – aqui foi onde nasceu o embrião da MAE.

“Não ganhamos 1 centavo no primeiro ano MAE.”

4. Desde a fundação da empresa, nunca houve nenhuma reunião presencial das sócias e da equipe. Eu vivo em Portugal e a Roberta em Porto Alegre. Nossa empresa é 100% digital, home office. Não temos escritório, sede, etc.

5. Nossa contabilidade é digital, Banco Digital, todas ferramentas empresariais e de gestão são online. Google é essencial para gestão do nosso negócio, com Google Meet, Google Drive. Todos que trabalham, parceiras e clientes são arrastadas para o universo digital que nos conecta em todo Brasil e Portugal.

6. A primeira venda que fizemos da Mulheres de Alma Empreendedora foi 9 dias após a abertura da MAE, para a especialista Fernanda Tochetto, ela foi a primeira a acreditar e investir em nós. E foi assim, com essa primeira venda que cobrimos o investimento inicial.

7. Em outubro lançamos o Webinar Encontro com Ela, junto com as especialistas MAE e a parceira local MOMA Coworking.

8. Em novembro publicamos o primeiro Livro MAE, sobre histórias de vida e experiências íntimas da psicóloga Aline Dutra.

9. A primeira contratação da empresa foi uma criadora de conteúdos em regime de estágio, 183 dias depois de termos iniciado a empresa. Até então trabalhamos só nós, as sócias para fazer tudo acontecer.

10. Não ganhamos 1 centavo no primeiro ano MAE. Toda receita obtida foi destinada a pagar despesas básicas da empresa (contabilidade, serviços de terceiros, despesas de marketing) e o tempo investido das sócias não foi remunerado

“O que manteve viva a MAE, sem dúvida, foi o propósito da marca.”

11. O maior tempo dedicado nesse primeiro ano foi concentrado em basicamente 2 áreas: Comercial e Tecnologia. A Roberta se dedicou muito para fazer conexões com especialistas e parceiras. Eu me dediquei muito para criar e alimentar o site, as redes sociais e viabilizar os conteúdos digitais gratuitos e pagos – ebooks, artigos de blog, webinars e livros digitais.

12. O que manteve viva a MAE, sem dúvida, foi o propósito da marca. Não haveria chance de termos persistido e vencido esse primeiro ano se não fosse por uma chama intensa dentro de nós. Nós acreditamos na missão da MAE como algo muito maior do que nós mesmas.

13. Se não fosse pelas mulheres que ofereceram-se voluntariamente para contribuir na construção da MAE, nós não estaríamos aqui.

14. Nesse ano, o que pagou as nossas contas, das sócias, ou seja, o que nos remunerou, foram os trabalhos como psicóloga (a Roberta) e como Agência de Marketing (a minha agência Mentora de Marketing).

15. A MAE já nasceu como uma startup que daria prejuízo no início e que seria muito rentável no longo prazo. Essa mentalidade foi desenvolvida desde antes da empresa ser fundada e continua muito viva.

“O que sempre convenceu às mulheres a fazerem negócios conosco foi a conexão pelo propósito!”

16. Fizemos permuta com algumas especialistas, trocamos serviços MAE por serviços da expertise de mulheres incríveis. Todas as permutas foram muito benéficas e essenciais no nosso primeiro ano.

17. O que sempre convenceu às mulheres a fazerem negócios conosco foi a conexão pelo propósito!

18. O primeiro site que eu criei foi o da Mulheres de Alma Empreendedora em agosto de 2019. Antes disso eu não fazia ideia como criar um site. Mas também não podíamos investir na contratação de um serviço externo. Então eu me meti na cara e na coragem! Resultado: atrasou o lançamento do site, o primeiro site que eu fiz eu coloquei no lixo, não deu certo. No segundo, a minha persistência ganhou, eu achei caminhos, plugins gratuitos que eu conseguia aprender rapidamente a criar. Deu certo, para o primeiro site desenvolvido eu considerei um sucesso! Hoje eu crio sites na agência Mentora de Marketing, ou seja, de alguma forma o trabalho que eu tive de aprender sozinha foi recompensado pelas clientes da agência 🙂

19. Já pensamos em ter mais sócias e até já convidamos alguém para a sociedade, mas quem convidamos não aceitou o risco. Seguimos nós com a nossa paixão, convicção e energia. Afinal, quando queremos, fazemos acontecer!

“A MAE é apenas um bebê perto do que projetamos que ela se torne no futuro. Ela será uma árvore belíssima com muitos frutos! Agora é hora de regar e propiciar o seu crescimento saudável.”

20. Poucos meses depois que fundamos a MAE, a Roberta descobriu que estava grávida da Cendi, uma bênção, mais uma menina linda pra família que foi gestada junto com essa empresa, ao mesmo tempo. A chegada da Cendi desacelerou a intensidade da Roberta nesse primeiro ano, um fôlego que foi bem vindo para eu conseguir me dedicar ao crescimento e organização da Agência.

21. Mais da metade dos nossos planos e metas para o primeiro ano da MAE foram por água abaixo. Tínhamos intenção de ter lançado mais webinars, mais livros, mais cursos, mas não conseguimos ter a velocidade que queríamos. Em função de muitos motivos e imprevistos. É super importante fazer planos para orientar nossas ações, mas geralmente esses planos não sobrevivem ao campo de batalha. Mas, essa não concretização dos planos nunca se reverteu em frustrações pra nós. Entendemos, aprendemos e seguimos!

22. Nenhuma planilha financeira projetada que eu fiz se realizou!

23. A MAE chega ao final desse primeiro ano como um bebê saudável, que recebeu muito amor, dedicação das mamães Roberta e Rafaela e das titias especialistas corujas.

24. Foi importantíssimo nesses 12 meses ambas as sócias manterem outras atividades empreendedoras remuneradas. A MAE é apenas um bebê perto do que projetamos que ela se torne no futuro. Ela será uma árvore belíssima com muitos frutos! Agora é hora de regar e propiciar o seu crescimento saudável.

25. No 12º mês a MAE está realizando a sua segunda contratação. Sim, a nossa primeira estagiária, Ândrea Miritz (Andy) foi efetivada e já lidera a criação de conteúdo e relacionamento com audiência MAE. Mas, está chegando agora mais um talento feminino pra somar forças!

Considerações finais…

Leia e relembre o nosso primeiro artigo: Não é preciso ter dinheiro, é preciso coragem para empreender!

Uauuuuu, poderia continuar até o número 100 contando esse ano incrível que foi desde a fundação da Mulheres de Alma Empreendedora. Portanto, a constituição da empresa foi um marco na minha vida. É a primeira empresa em que eu sou sócia-fundadora, que foi criada com base no meu próprio propósito e visão de futuro. 

Essa empresa contribui para o meu sonho de viver em qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo que conecta e aproxima as pessoas. Então, que o segundo ano seja ainda melhor para nós, mulheres de alma empreendedora!

Por fim, eu faço uma pergunta: você já passou por essa experiência de 1º ano de empresa? Como foi para você, tão desafiador e apaixonante quanto foi para mim? 

Então, deixe um comentário sobre a sua história empreendedora!

Assine a nossa Newsletter para receber dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

Um grande abraço, 

4 Responses

  1. Como empreendedora sou um feto que hoje é titia coruja do bebê lindo que é MAE 🙂 e compartilho dos valores e propósito desse projeto lindo. Parabéns às duas manas Sanzi pela inspiração de ATITUDE que representam.

    • Muito obrigado pelo apoio de sempre e por compartilhar também o seu conhecimento como especialista. Somos muito gratas por conhecê-la e tê-la em nosso time. :heart:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *