Você já parou para pensar porque pessoas reagem de formas distintas diante de fatos semelhantes? Algumas deixam a própria história definir o destino, outras não.

Que atire a primeira pedra quem não passou por situações traumáticas, mesmo que cotidianas, que no futuro impediram de realizar algum sonho, projeto ou objetivo. Mas certamente muitas vezes um desafio fez você seguir em frente e superar seus medos e o resultado fez você sair mais fortalecido daquela situação.

“A resiliência é a capacidade da pessoa de crescer diante de problemas terríveis.”

É o que diz Boris Cyrulnik, neurologista, psiquiatra e psicanalista, que dedicou sua carreira ao estudo da resiliência psicológica. Autor de livros como ‘”Resiliência – essa inaudita capacidade de construção humana” e “Os Alimentos Afetivos: O AMOR QUE NOS CURA”, Cyrulnik afirma que emoções positivas e humor são fatores essenciais na resiliência. E demonstrou que o cérebro humano é maleável e pode se recuperar se lhe derem espaço pra isso.

O resiliente enxerga as situações difíceis como um desafio, que quando ultrapassado vai trazer ainda mais força para as experiências futuras e para o seu destino. O que o motiva é superar as adversidades.

Como você reage aos desafios impostos na sua vida?

Leia também: A importância da Gratidão

Sabia que é possível treinar sua resiliência. A luz da abordagem da Psicologia Positiva temos a nossa disposição ferramentas que aplicadas com base em uma metodologia adequadamente embasada podemos obter excelentes resultados.

As pesquisas de Cyrulnik apontam que as pessoas mais aptas a lidar com obstáculos e traumas da vida são aquelas que conseguem encontrar sentido nas dificuldades, vendo-as como as experiências úteis e enriquecedoras e achar inclusive motivos para rir.

Fonte: O Livro da Psicologia, editora Globo Livros, p. 152.

Em tempos de pandemia com distanciamento social e perdas de todas as naturezas, tenho abordado nos meus processos de coaching principalmente a capacidade de reinvenção. Treinar nossos hábitos e comportamentos é essencial para a transformação.

Portanto concordo com Cyrulnik, nossa história não determina nosso destino, podemos mudar a forma de perceber e agir diante de nossos problemas. Talvez alguns dirão que esta pode ser uma visão muito otimista, mas está cientificamente comprovado que temos a capacidade de fazer diferente e mudar para melhor.

Por isso acredito que este momento seja para um novo mundo ainda melhor.

Quer receber dicas imperdíveis de Empreendedorismo e Desenvolvimento Feminino com exclusividade diretamente no seu email? Então, clique aqui e assine a nossa Newsletter gratuitamente.

One response

  1. Concordo muito contigo Patrícia. Eu vejo o quanto a abordagem da psicologia positiva, trazida pela minha irmã e sócia Roberta Sanzi, mudou a minha forma de pensar os desafios. Hoje eu vejo os desafios como crescimento. Antes eu via como barreiras impeditivas. Mas, além da psicologia positiva, mais uma coisa impactou nessa mudança de mentalidade: o empreendedorismo. A partir do momento em que eu tinha as rédeas da minha vida 100% na minha mão, eu consegui ver essas oportunidades. Gostaria da sua opinião sobre isso. Beijo e a obrigada pela reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *