Eu desejo que esse texto não seja só um sinal de alerta para o caminho do empreendedorismo e o quão difícil é ser empresária.

Hoje meu desafio é falar sobre a fase que estou vivendo, que é a fase de passar de autônoma para empresária. Nossa! Para mim, está sendo muito desafiador, mas por quê Rafa? Não seria maravilhoso? Não é para ser maravilhoso se transformar de autônoma para empresária e crescer? Sim, deveria ser. Mas…

Crescer dói MUITO!

A minha coach falou uma coisa que fez muito sentido para mim, que é: crescer dói.

Sim, crescer dói muito! E essa dor é a dificuldade que eu estou sentindo nesse momento, nesse período de transição. Porque quando a gente trabalha sozinho, quando a gente é autônoma, tudo é mais simples, as decisões são mais simples, têm menos informação, têm menos clientes, têm menos atividades, menos trabalho, pelo menos para mim era assim.

Eu trabalhava a hora que eu queria, eu fazia os intervalos que eu queria, trabalhava mais, ou menos, eu geria meu tempo. Mas ser só autônoma para mim não pagava as contas, não era o suficiente, eu não ganhava o suficiente e eu precisava dar um jeito de crescer.

Desafio 01 como empresária: a liderança

Para mim o ponto de virada entre ser autônoma e ser empresária, na minha experiência, não foi abrir a empresa, mas quando de fato eu penso que eu virei empresária mentalmente, a mentalidade, a forma de agir, foi a partir de fevereiro de 2020. Quando eu contratei a primeira pessoa para a minha equipe. A partir daí tudo foi mudando. Eu comecei a enfrentar desafios que eu não tinha antes.

O desafio da liderança, o desafio da gestão da tarefa de outra pessoa, da gestão da responsabilidade, da gestão das emoções dessa pessoa, junto ao trabalho de ter que motivar, de ter que acolher.

Então essa questão da liderança e de ter uma equipe, pra mim sempre foi muito desafiador na imaginação.

Então, na prática quando se concretizou, quando começou a acontecer, foi muito desafiador e continua sendo, porque todos os dias tem um desafio novo e cada pessoa com a qual eu trabalho é diferente. Acho que sempre vai ter novidade.

Se tornar empresária pode te transformar em uma LÍDER!

Eu tenho aprendido muito, eu tenho crescido muito em relação à liderança! Eu já acho que eu sou uma outra pessoa, que eu descobri capacidades que eu nem sabia que eu tinha em relação à liderança, mas foi tudo um crescimento na pressão de ter que fazer o que não sabe fazer, e vai de qualquer jeito, mesmo não sabendo, arranja uma melhor forma de fazer naquele momento, gere uma crise… tudo no “vai lá e faz”. Para mim, foi assim. Não tive muita capacitação em liderança, em gestão de pessoas. Na verdade, eu tenho MBA em Gestão de Pessoas, olha só que maravilha!

Mas MBA em Gestão de Pessoas não capacita de fato a pessoa para ser líder, e sim para gerir recursos. Assim como Gestão de Negócios. É uma ciência mais dura e por mais que eu tivesse estudado, não era o suficiente para fazer na prática.

Desafio 02 como empresária: fazer a gestão do negócio

Outra coisa que foi um desafio, foi que: a medida que vinha novas pessoas para a equipe, mais gente para gerenciar, terceiros, mais clientes, mais despesas, mais burocracias… muitas atividades que eu não tinha antes, como: atividades de gestão financeira, de emissão de notas fiscais, de controle de despesas, notas fiscais de despesa, enviar tudo para a contabilidade, e faz não só o que a contabilidade te pede para fazer, mas também uma gestão financeira de estimativa de faturamento, de estimativa de despesa, de quanto vai sobrar no final do mês, de quanto que eu posso tirar  de distribuição de lucros.

Então veio uma necessidade muito grande de gestão desse negócio, e às vezes eu penso: nossa! Eu não tenho tempo para fazer o que eu sou paga para fazer, que é a estratégia. Que é a estratégia de marketing, que é a estratégia de negócio. Porque estou tão envolvida em liderança, administrativo e financeiro, que eu não tenho quase tempo para fazer exatamente o que eu fazia como autônoma. Isso é muito desafiador, porque parece que eu coloco muitas horas em atividades que não são as atividades remuneradas de fato, e parece um ciclo muito louco, porque a medida que o negócio cresce, a organização cresce, o tempo para a liderança cresce, o tempo para burocracia cresce, a necessidade de clientes cresce, as despesas crescem. E parece que é tudo um ciclo retro alimentado.

Desafio 03 como empresária: lidar com a complexidade

Com tudo isso vem o terceiro o desafio dessa minha fase de virar empresária, que é lidar com a complexidade.

Quando tu tens um negócio com mais pessoas envolvidas, a equipe, terceiros, múltiplos clientes, a complexidade aumenta muito, complexidade no nível da quantidade de tarefas, da quantidade de prazos, da quantidade de reuniões, da quantidade de burocracias atreladas a essas atividades e clientes.

E aí veio a necessidade de começar a usar softwares, ferramentas para gerir o tempo, ferramentas para gerir os projetos e ferramentas para gerir as tarefas, as minhas tarefas, as tarefas da equipe e de terceiros. Porque a minha cabeça não dava mais conta de armazenar tanta informação, tantas responsabilidades.

As coisas começavam a escapar e eu começava a ficar maluca com esse negócio de escapar das minhas mãos, e acontecerem erros que não aconteciam antes. E isso é uma coisa que mudou muito do ano passado pra cá.

Crescer dói, mas vale a pena!

Leia também: 25 Curiosidades sobre o primeiro ano da Mulheres de Alma Empreendedora

Então sim, crescer, no meu caso, dói! Mas também é muito bom.

Antes eu não tinha ninguém assim, que me acompanhasse no trabalho todos os dias, para compartilhar, para trocar ideias, para receber ideias. Hoje eu tenho uma equipe que apesar de ser uma grande responsabilidade para mim, ter equipe é maravilhoso, porque, ao mesmo tempo que eu tenho essa responsabilidade, eu me sinto acolhida e me sinto apoiada por essa equipe. Então, vale a pena o preço. Vale muito a pena!

É um crescimento conjunto, a gente cresce junto e isso é muito bom. Outra coisa que eu não tinha condições nenhuma de fazer quando eu era só autônoma, é: investir no meu desenvolvimento, não tinha capacidade para investir no meu desenvolvimento, agora eu tenho capacidade para investir em mim, para investir na minha equipe. Eu tenho capacidade para escolher os softwares que eu quero usar, isso é maravilhoso para o meu crescimento. Aliás, tem uma coisa que eu não conseguia fazer, que era meu próprio marketing. Eu só conseguia fazer o meu marketing quando eu ainda não tinha clientes suficiente, até os primeiros meses que eu tinha poucos clientes. Aí eu conseguia fazer meu marketing, depois que entrou um monte clientes, lotou a agenda! Então o meu marketing ficou abandonado.

Agora com a equipe, graças a Deus eu consigo fazer o meu marketing. Porque eu sou uma agência de marketing, como é que eu não vou fazer o meu próprio marketing?

Tomar essa decisão mudou a minha vida!

Eu estou muito feliz de ter tomado essa decisão há 2 anos atrás, de empreender, de confiar em mim, de assumir o meu nome, de assumir o meu posicionamento como mentora de marketing.

Apesar de toda a dificuldade que vem com essa transição, com esse crescimento, eu tenho certeza que eu fiz a escolha certa e tenho certeza que a gente não estaria aqui vivendo da forma que a gente está vivendo hoje. Ainda que a gente tenha dificuldades, sim, a gente ainda tem dificuldades, mas a gente tem tudo que a gente precisa nesse momento. Então eu sou muito grata por ter escolhido esse caminho e ter acreditado no meu potencial. Não só eu acreditado, mas muitas pessoas que me apoiaram pelo caminho, porque eu busquei muita ajuda e ainda busco. E cada vez mais, eu tenho capacidade de buscar mais ajuda nos diferentes momentos do meu desenvolvimento.

Eu desejo que esse texto não seja só uma ampliação da consciência e um sinal de alerta para o caminho do empreendedorismo e o quão difícil ele é. Mas, eu quero que ele também seja encorajador para as pessoas que estão pensando em empreender ou começando a empreender nesse momento, porque para mim, na minha experiência, sim, vale a pena!

Vale a pena os desafios, vale a pena as dores do crescimento, porque junto com o crescimento da empresa, o crescimento dos números, o crescimento do faturamento e o crescimento da remuneração, vem junto um crescimento pessoal absurdo! E isso vale muito a pena, apesar de ser difícil.

Então segue em frente, porque quando tu mais precisares, tu vais encontrar uma força que tu nem sabia que existia dentro de ti. Eu te desejo muito sucesso!

Assine a nossa Newsletter para receber dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *