Vender online… a parte mais importante (e muitas vezes mais difícil) de ter um negócio é vender, não é?

Na verdade, faz basicamente parte da descrição de negócio ter capacidade de gerar lucros. E por isso mesmo, para que o seu negócio seja muito bem sucedido na sua parte mais importante, hoje venho deixar algumas dicas de como é que pode começar a vender online.

1. Humanizar a comunicação da sua marca

Leia também: 5 Erros que as marcas cometem no digital

Sei que corro o risco de me repetir nesta, mas: as pessoas gostam, confiam, interagem e compram de pessoas. Uma marca em que o cliente não consegue criar uma relação de confiança e admiração pelas pessoas por detrás do negócio, não é uma marca que vá ser bem sucedida.

Por isso mesmo, torne a comunicação da sua marca o mais pessoal possível. Pegue nas coisas que a fazem diferente e única, e assuma isso como parte da identidade da sua marca. Ah, e não tenha medo de aparecerem, partilhar a sua história, coisas que acontecem nos bastidores do dia a dia do seu negócio. Isso irá fazer toda a diferença nos resultados da sua marca.

2. Faça diretos

Nem consigo explicar bem o quão fantásticas são as vendas online em direto. Há qualquer coisa em estarmos ali, prontas a responder a perguntas e a explicar todas as vantagens do que estamos a vender, que transmite uma confiança brutal em quem nos vê. E não precisamos de ter contas com muitos seguidores, nem sequer de ter muitas pessoas a ver para conseguirmos vender nestes diretos.

Experimente, e conte-me como correu.

3. Aprenda sobre copywriting para vender online

O copywriting é a arte de escrever de forma a conseguir converter quem lê em cliente. É das coisas mais difíceis que podemos fazer num negócio, mas também das mais importantes. Todos nós temos uma excelente escritora dentro de nós, só temos que a saber libertar, e tal como tudo, é uma questão de treino.

Mas, para lhe poupar muitas horas, vou partilhar uma técnica que funciona muito bem comigo. Quando estiver a escrever algum tipo de texto para o seu negócio, seja uma publicação para o seu blog, uma página do site ou até um texto de vendas, comece sempre por por para o papel (ou para o computador) tudo tal e qual como lhe vem à cabeça. Não importa se parece rude, se é muito duro ou direto. O objetivo aqui é só por o conteúdo e as ideias cá para fora, sem grandes preocupações. Na minha equipa, chamamos a isto “o primeiro rascunho de m&$#a”. E deve pensar nele exatamente como aquilo que ele é – um rascunho.

Depois de estar tudo já cá fora, então sim, deve ir olhar para o texto novamente e refina-lo. Escolher as melhores palavras, criar ligações entre as frases, etc. Lembre-se que, especialmente na internet, temos muito pouco tempo para agarrar a atenção das pessoas, e por isso mesmo, estes textos devem ser bem concisos e o mais curtos possível. Olhe para palavras que possam lá estar, e que muitas vezes nem querem dizer nada, e corte-as.

4. Use e abuse do marketing por e-mail

Eu sei, eu sei, já há imenso anos que toda a gente decreta a morte do marketing por e-mail. E todas as vezes que o menciono as minhas alunas pela primeira vez, consigo sempre ver a redundância nas caras delas.

A verdade é que o marketing por e-mail continua a ser uma das melhores formas de vender, sendo muito mais eficaz do que o facebook ou instagram, quando é bem feito. Na verdade, estudos demonstram que cada dólar investido em email marketing tem em média um retorno de 42 dólares. Pense comigo: não só temos muito maior alcance orgânico, porque excepto alguns casos em que o e-mail possa ir parar ao spam, as pessoas vão vê-lo na sua caixa de entrada, como também as pessoas que estão na sua lista de e-mails são pessoas que estão tão comprometidas com o seu negócio, e que tem tanto interesse em si, que lhe deram um contacto pessoal delas. Por isso, invista em aprender mais sobre marketing por e-mail e use-o para conseguir mais vendas.

(Pode substituir aqui o e-mail por alternativas com o número de telemóvel, como o whatsapp ou o telegram.)

E você, quais são os truques que usa para conseguir vender mais? Partilhe tudo connosco nos comentários.

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *