Engajamento, todos querem, mas poucos conseguem. Por que será que isso acontece? Seria o engajamento algo impossível de ser alcançado por quem está começando do zero? Qual será o segredo do engajamento? Muitos diriam que o número de seguidores é o que faz o engajamento e que perfis pequenos não têm engajamento, mas será mesmo?

O que vale mais: quantidade ou qualidade?

O que você acredita que é mais importante nas suas mídias sociais: ter um número alto de seguidores ou ter seguidores que interagem com você?

Não estou dizendo que você não pode ter os dois, mas muitas marcas cometem um erro quando migram para o digital: acreditar que necessitam urgentemente de ter muitos seguidores e que isso vai fazer com que o seu engajamento suba lá em cima. Sim, isso é um erro!

Se você focar somente em números, vai esquecer do relacionamento. E isso é o mais importante! Possivelmente você também vai acabar se frustrando. Porque para você conquistar um grande número de pessoas que te seguem e que realmente escutam o que você tem a dizer e que compram de você, não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita constância, muito conteúdo e muito relacionamento.

É melhor que você tenha 1.000 pessoas curtindo, comentando, compartilhando e salvando os seus posts, do que 10.000 que passam batido pelo seu conteúdo. Que nem ao menos sabem quem você é, que você comprou, seguiu e parou de seguir, ou ganhou por conta de algum sorteio. Porque o que leva alguém a engajar com o seu perfil é o RELACIONAMENTO que você tem com essa pessoa. É ela se sentir valorizada! 

Primeiro você cria valor, primeiro você entrega, para só depois receber. 

Você precisa focar naquelas 10, 20, 30, 40, 50 pessoas que estão ali prontas para ouvir o que você tem a dizer, que realmente têm potencial para engajar com o seu perfil, para só depois se preocupar com as outras 1.000/10.000/100.000 que você quer ter um dia. 

Storytelling é uma ótima opção para criar relacionamento e gerar engajamento com o seu público

Leia também: Storytelling para empoderar a sua marca

Storytelling significa narrativa (traduzido do inglês), e é exatamente isso: contar uma história, uma narrativa, para a sua audiência. 

Já parou pra pensar em como é louco isso de se conectar e criar um relacionamento com pessoas que você nunca viu na vida?

Eu sei, pensar nisso é uma loucura! Mas eu simplesmente AMO isso.

Quando uma pessoa se aproxima de nós nas redes é porque viu algo na gente e gostou, certo?

Por isso o que eu acredito que o que mais conecta verdadeiramente as pessoas nas redes é a verdade. Porque sem verdade aquela comunidade não se mantém, a mentira não se sustenta.

Portanto, as minhas dicas para um bom storytelling são:

  1. Seja sempre você mesma e compartilhe a sua verdade com as pessoas que seguem você! Não queira transmitir algo falso só porque você está na internet. As pessoas não são bobas, uma hora ou outra elas descobrem a verdade. E você não quer magoar quem te admira e se identifica com você, quer?
  2. Seu propósito acima de tudo! Quando você tem um propósito e comunica bem ele, as pessoas que se identificam acabam se conectando com você. Assim, você atrai as pessoas certas para a sua rede e cria uma comunidade verdadeiramente conectada e apaixonada por quem você é, e pelo que você faz, sendo assim, essas pessoas engajam no seu perfil, curtindo, comentando, compartilhando, salvando e indicando você para outras pessoas.

Frequência é uma das chaves para o engajamento 

Para ter mais engajamento é INDISPENSÁVEL que você tenha frequência nas postagens. Não adianta querer o engajamento se você nem ao menos publica frequentemente e coloca a cara nos stories, por exemplo.  

Mas calma! Como eu sei que muitas pessoas tem dificuldade em manter essa frequência, devido a N motivos, eu trouxe algumas dicas que vão te ajudar a manter essa frequência e conquistar o coraçãozinho do seu público. Então, vem comigo!

Dica 1: Pesquise por inspirações e monte um banco de imagens/conteúdos.

Para que você publique frequentemente é necessário ter ideias de conteúdo, é impossível publicar todos os dias sendo que você não tem ideia alguma do que postar. Por isso, pesquise MUITO!

  1. Busque por palavras-chave que estão relacionadas ao seu nicho em várias plataformas. Pesquise no YouTube, no Pinterest (ótima fonte), no Instagram e em blogs. Depois analise esses conteúdos com um olhar crítico e crie em cima disso, mas sem copiar; 
  2. Pesquise no google quais são as principais dúvidas das pessoas sobre o seu nicho; 
  3. Siga outros perfis do seu nicho e inspire-se, melhore os conteúdos dessas pessoas aplicando nos seus;
  4. Siga outros perfis de fora do seu nicho e inspire-se! Você pode adaptar por exemplo uma tag que está bombando em um nicho totalmente diferente, para o seu nicho. Eu faço muito isso, o que acaba me diferenciando dos demais que produzem conteúdos do mesmo nicho que eu, atraindo os olhares de novas pessoas, que acabam me seguindo e surpreendendo o público que eu já tenho. Dá super certo;
  5. Tenha referências de filmes, séries, livros, música e até mesmo situações que você vê na rua. Se for possível ande com uma agenda para anotar tudo, porque nunca se sabe quando as ideias podem aparecer.
Dica 2: Planeje! Crie um Calendário editorial mensal.

Conheça o Kit Planeje suas Mídias Sociais

Planejamento é importante para absolumante tudooooo nessa vida. Se você quer que algo dê certo: planeje. 

O planejamento do seu conteúdo é muiiito importante para manter a frequência, na verdade é a chave principal de tudo que envolve engajamento e vendas. Sabe por quê?

Já pensou você ter que criar um post todos os dias, pensar estrategicamente, elaborar o texto, criar cards, etc? E se acontecer algum imprevisto e você não puder postar nada? Vai deixar a sua audiência sem conteúdo? Vai deixar pra lá a autoridade que você precisa gerar para a sua marca? Pois é!

Quando você cria o conteúdo da semana ou do mês inteiro em um só dia, é MUITO melhor, vai por mim!

Mas como criar um planejamento de conteúdo? É só clicar aqui e conhecer a Mentoria Mídias Sociais Bem Planejadas. Onde você vai aprender a fazer sozinha o que um social media faz para os clientes.

Dica 3: Utilize uma ferramenta para agendamento de posts

Eu gosto muito do Mlabs, onde podemos agendar todas as publicações nas datas futuras em todas as mídias sociais ao mesmo tempo (ufa, poupa um baita tempo!). Ele publica automaticamente para você no dia e na hora escolhida. É essencial para otimizar o tempo e focar em tarefas mais estratégicas! Além do mais, imagina a forcinha que essa ferramenta vai dar enquanto você estiver de férias?

Eu garanto que depois de conhecer o Mlabs você nunca mais vai querer saber de publicar manualmente.

Por hoje é isso! Espero que vocês tenham gostado do artigo e aprendido um pouco sobre engajamento. Se você quer saber ainda mais, é só clicar aqui e baixar o e-book gratuito O GUIA PARA TER MAIS ENGAJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS.

Conta pra mim o que tem sido o seu maior desafio com o engajamento e se eu consegui te ajudar com essas orientações!

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *