Criação de conteúdo, hum… Você já deve ter escutado que uma pessoa deve ter conteúdo para ser interessante, não ouviu? Pois o mesmo vale para a sua marca e para a sua imagem como profissional. Sem conteúdo publicado, você pode até ser muito fera no que você faz, mas a maioria das pessoas nunca vai saber disso. Um pecado, não acha?

Eu acho. Criar e publicar conteúdo com consistência e frequência não apenas comunica, como FALA ALTO que você está no jogo, que tem muito a contribuir e que sabe do que está falando.

POR QUE você deve criar conteúdo para a sua marca, afinal?

  • Em primeiro lugar, através do seu conteúdo, as pessoas passam a saber o que você faz. Pode parecer estranho, mas tem muito profissional bom por aí que nem a própria família sabe o que ele faz direito.
  • O seu conteúdo comunica o quanto você sabe sobre a sua área, o quanto está disponível para ajudar o seu público, assim como também quanto você quer fazer a diferença no mercado e na vida das pessoas.
  • Ele confere autoridade ao seu nome, ou seja, com o tempo, as pessoas enxergam você como especialista no assunto, como um profissional confiável e atualizado.
  • O seu conteúdo comunica o seu diferencial e é disso o que você e o mundo precisam!

Tudo muito bonito, mas sei que você pode estar se perguntando: por onde eu começo? Parece óbvio o que vou falar, mas você deve começar pelo início.

COMO COMEÇAR A CRIAR CONTEÚDO EM 5 PASSOS:

PASSO 1: Olhe para dentro – Analise bem o seu negócio, tire a poeira dos seus diferenciais (como você não está acostumada a comunicá-los, você pode já ter esquecido deles), se empodere de cada um e construa a sua identidade. Pois, as pessoas vão querer saber quem está falando com elas.

PASSO 2: Olhe para a sua persona, ou seja, o seu cliente ou o seu público. Você precisa saber com quem está falando para não correr o risco de tentar falar com todo mundo ao mesmo tempo. Pois, é o seu tempo e o seu dinheiro que estão em jogo.

PASSO 3: Olhe para fora – Escute sobre o que as pessoas estão falando, quais as novas necessidades delas, quais os novos medos e preocupações (dores). Afim de juntar tudo isso com o que você oferece a elas. Se precisar mudar ou ajustar alguma coisa, a hora é essa.

PASSO 4: Olhe para a concorrência – Pegadinha! Não foque no que os outros da sua área estão fazendo porque você não quer ser igual a eles. Mais do mesmo não é o seu objetivo, certo? Então, não procure um padrão na criação de conteúdo, a não ser que ele seja usado para inspirar você a criar um com a sua cara, do seu jeito.

Foque no que não estão fazendo, mas observe as boas práticas do mercado, técnicas que vem dando certo para fazer seu conteúdo ser mais acessado e chegar a um número maior de pessoas, contanto que sejam as pessoas certas, obviamente.

PASSO 5: Olhe para quem você quer ser – Se você quer ser reconhecida pelo seu trabalho, que as pessoas procurem os seus conselhos e dicas, ou seja, quer conquistar a tão famosa autoridade, a criação de conteúdo é um primeiro e grande passo para este objetivo.

PLANEJE A SUA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Pense o seguinte: o mais difícil e trabalhoso, que é estudar, se especializar e adquirir experiência, você já tem. Agora é só mostrar todo este conteúdo para o mundo!

Depois do início, você precisa PLANEJAR O SEU CONTEÚDO. Mas calma, não é nenhum planejamento de mil páginas indecifrável e impraticável. Segue um guia bem prático:

6 PASSOS PARA PLANEJAR O SEU CONTEÚDO

1. Pense sobre o que você vai falar

Qual é o assunto macro relativo à sua área de atuação. Exemplo: se você é uma psicóloga, o assunto macro é a psicologia e a sua área de especialização, nesse caso, a terapia cognitivo comportamental.

2.  Defina micro assuntos

Defina os micro assuntos que você pode abordar dentro da sua especialidade. Aqui podem entrar também assuntos mais indiretos, mas que ainda se relacionem à sua profissão. O assunto macro tem que render muitos outros assuntos. No caso da psicóloga, os micro assuntos podem ser dicas para controlar a ansiedade em tempos de isolamento social, técnicas para quebrar crenças limitantes, entre outros.

3. Escolha as suas fontes e as suas inspirações.

Onde você vai pesquisar para elaborar a sua criação de conteúdo. Não copie nada e cuide para que as citações sejam sempre identificadas nos seus textos.

4. Tenha o seu calendário editorial mensal.

Não precisa ser nada muito elaborado, mas precisa ser organizado. Uma planilha com título + data de publicação de artigos e posts já ajuda para iniciar. Dessa forma, você não fica refém da sua criatividade e inspiração para criar e publicar com a frequência que você precisa.

5. Escolha os formatos dos seus conteúdos.

Existem vários: artigos no blog do site, posts, E-books, vídeos, infográficos, entre outros. Essa decisão precisa considerar a persona, ou seja, o que ela consome no seu dia a dia, além dos resultados que cada formato oferece.

A minha dica é: comece pelos artigos (blog posts) porque você pode desmembrá-los em vários outros. Um único artigo pode virar vários posts e vídeos, por exemplo. Assim, você aproveita melhor o seu tempo e o seu trabalho.

Se você ainda não tiver site, recomendo criar um. Estar nas redes sociais não basta. O que faz com que você ganhe autoridade mais facilmente é o conteúdo publicado no seu site. Mas vou falar com mais detalhes sobre a importância dos conteúdos dos sites em outro artigo, combinado?

6. Transforme todo o seu conhecimento (anotações, cursos, ideias, vídeos) em conteúdo e em aprimoramento para o seu próprio produto.

Por fim, execute isso com o tempo e no seu tempo, mas faça. Dessa forma, você vai agregar valor ao seu próprio produto, além do seu conteúdo. Isso significa mais eficácia, mais percepção de valor por parte dos seus clientes e mais valor literalmente (você vai se sentir segura em cobrar bem pelo que você faz bem). Nada mais justo, concorda?

Tenha cuidado com a sentença de morte que você pode colocar no seu negócio, saiba como evitar aqui.

E aí, gostou das dicas? Se animou para começar?

Espero ver o seu conteúdo por aí em breve.

Um abraço e até a próxima!

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

Cinthia Dalla Valle, especialista MAE, publicitária especialista em criação de conteúdo e sócia da Redação Web.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *