No mundo em que cada vez mais as marcas começam a perceber que é indispensável estar online, a conversa deve passar muito mais por como se destacar nas redes sociais, do que se devemos ou não estar online.

Por isso mesmo hoje trago até si tudo o que precisa de saber para diferenciar a sua marca da sua concorrência e se destacar nas redes sociais.

Foque se naquilo que a torna especial.

Cada uma de nós é um evento único no universo. Portanto, não existe mais ninguém com as suas características, qualidades, experiência ou história de vida. E são todas essas coisas que a tornam única e diferente. Então porque não usar o que a faz especial a si, para tornar também a sua marca especial?

Estas pequenas particularidades suas podem ser transmitidas no tom e estilo de comunicação da sua marca, ou até através de pequenas referencias, como memes, que usa para se aproximar dos seus potenciais clientes. Sabemos também que as pessoas tem muito mais facilidade em decorar histórias, do que dados frios ou estatísticos. Por isso, não tenha medo de tornar partes da sua história de vida parte da história da sua marca. As pessoas vão lembrar-se melhor dela, e muito provavelmente vão se inspirar em si, e assim partilhar com os seus amigos.

Mas como é que pode descobrir o que é que a torna especial?

Deixo aqui alguns exemplos dos exercícios que convido sempre as minhas alunas a fazerem quando ainda estão a descobrir o estilo de comunicação que querem para a sua marca.

O primeiro passo é perguntar às pessoas que conhecem bem, como a sua família e os seus amigos: Quais é que são as suas maiores qualidades? Então, após isso, recolha todas as diferentes respostas e depois escolha as três principais. E aí pense, de que forma é que pode transmitir e adaptar essas mesmas qualidades para a imagem e para a voz da sua marca? Será que é conhecida por ser uma pessoa muito positiva e divertida? Ou será que todos recorrem a si pela sua empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro?

Depois disto, é ainda importante perceber quais é que são as suas peculiaridades, gostos ou até mesmo expressões que usa com muita frequência que são particulares em si.

Faça uma lista com pelo menos 10 peculiaridades suas, e veja de que forma é que as pode incorporar na sua marca. Por exemplo, pode ser uma fã de uma série de televisão, e partilhar memes, ou fazer piadas relacionadas com essa série. Mas o importante é que entenda quais é que são as pequenas coisas especiais e próprias de si, que também interessam ao seu potencial cliente, e de forma que as pode incorporar na sua marca.

Aprenda e use a técnica dos Oceanos Azuis

Assista ao vídeo: Descubra Como Tornar a sua Concorrência Irrelevante

Uma outra forma de nos conseguirmos diferenciar da concorrência e se destacar nas redes sociais é usando a estratégia dos Oceanos Azuis. O seu livro A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e  Renée Mauborgne explicam de que forma é que esta estratégia que nos pode ajudar a distanciar da nossa concorrência. Neste livro é feito um paralelismo entre oceanos vermelhos e oceanos azuis.

Os Oceanos Vermelhos são os mercados em que a concorrência toda faz exatamente as mesmas coisas, vende exatamente os mesmos produtos e comunica da mesma forma. Então, estes oceanos são vermelhos de todo o sangue da concorrência a combater entre si. Este é muitas das vezes o oceano em que nós nos colocamos enquanto empreendedores.

Já os Oceanos Azuis são mercados em que aquilo que nós fazemos é tão diferente da concorrência que ela nem sequer chega a puder ser considerado concorrência. Olhemos para um dos exemplos que é mostrado no livro:

O Cirque de Soleil.

Por se tratar de um circo poderíamos pensar a uma primeira vista que a concorrência do Cirque de Soleil são os circos tradicionais. Contudo, a verdade é que estes dois são tão diferentes entre si, que nunca chegam a ser concorrência direta. Aquilo que os criadores do Cirque de Solei fizeram foi perceber quais eram os aspectos que a sua potencial concorrência, ou seja os circos tradicionais, se focavam mais, e quais eram as coisas com que eles se preocupavam menos. Depois, inverteram essas prioridades para criarem um produto tão diferente e original, que a sua “concorrência” nunca poderia competir com eles.

Nos circos tradicionais podemos ver animais, coisa que não acontece no Cirque de Soleil. Os espetáculos de circo acontecem em tendas montadas por cima de areia, já o  Cirque de Solei acontecem salas de espetáculo. A música nos circos tradicionais normalmente não é grande coisa, mas no espetáculos do Cirque du Soleil a música feita especialmente para cada um dos números e para cada um dos espetáculos.

Agora se destacar nas redes sociais é com você!

O seu desafio aqui é perceber exatamente o que é que a sua concorrência está a fazer, e fazer diferente. Talvez a sua concorrência dê grande importância ao preço, ou talvez eles façam normalmente as entregas do serviço de uma certa forma, ou até  existam algumas características fundamentais com que eles se preocupam muito e outras coisas que eles deixam de lado. Pode inverter estas mesmas prioridades e tornar o seu negócio e o seu serviço ou produto completamente diferente da sua concorrência.

Eu sei, eu sei, nesta fase em que vivemos parece que já tudo foi inventado, e que é impossível sermos originais. O meu conselho para isso é procurar a nossa inspiração a áreas de negócio que são completamente diferentes da nossa. Veja outros negócios diferentes do seu, que não são sua concorrência, e tire ideias do que eles estão a fazer. A pergunta mágica aqui é “Como é que isto pode funcionar para mim?” isso vai ajudar você a se destacar nas redes sociais.

No universo cheio de marcas a fazerem coisas muito parecidas, e muitas vezes iguais, são as nossas forças, as nossas qualidades e as nossas características que nos tornam diferentes. E muitas das vezes a melhor inspiração está em áreas de negócio que não tem nada que ver com a nossa.

Por fim, lembre-se: Em um oceano cheio de vermelho escolha pensar azul. 

Gostaria de escrever para o nosso blog? Você também pode se tornar uma especialista MAE, para mais informações clique aqui.

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *