Já não é novidade para ninguém que criar conteúdo é uma necessidade para marcas pessoais e empresas aparecerem e criarem um relacionamento com seu público. Conteúdo é tudo aquilo que você tem a dizer para o seu público, seja através de artigos, posts ou vídeos, citando apenas algumas formas de comunicar. Mas hoje quero trazer uma forma diferente de enxergar o conteúdo na sua vida. Vamos quebrar alguns paradigmas?

Então, ao invés de ver o conteúdo como mais uma pendência, mais uma obrigação, dentre tantas que você já coleciona, experimente tratá-lo com outro olhar, como uma forma de expressão e autoconhecimento, como uma oportunidade de trocar ideias e histórias, além de ajudar as pessoas através do que você sabe e acredita. Reparou que ele vai muito além de postar semanalmente nas suas redes sociais? 

O seu conteúdo nada mais é do que você em outro formato. Então, não imite ninguém, não pegue modelos prontos como uma receita de bolo. Pode parecer mais fácil, mas isso só afasta o seu conteúdo da sua verdade e, consequentemente, afasta você do seu público.

Então, agora que você já está vendo o conteúdo com outros olhos, seguem algumas dicas para começar essa incrível jornada com todas as informações que você tem direito.

1. Conheça a sua persona

Sei que você não aguenta mais ouvir isso, mas antes de me xingar, vou simplificar as coisas para você. Se você não pode fazer pesquisas e ainda não tem muitos clientes para fazer uma média de informações, faça o seguinte: pense no seu melhor cliente, aquele que não chora para pagar pelos seus serviços e com quem você trabalha feliz da vida. Então, é ele a sua persona!

Tenha ele em mente para se comunicar e, inclusive, para escolher seus futuros clientes. Sim, independentemente do tamanho e do estágio do seu negócio, você pode e deve escolher para quem quer trabalhar. Pessoas com valores parecidos com os seus, que dão importância às mesmas coisas. Dessa forma, o trabalho flui e ambas as partes são mais felizes.

2. Autoconhecimento

Outra palavra que você já escutou muito por aí, não é? Mas só através dele, você sabe o perfil, a personalidade e o tom de voz da sua marca, além de conhecer o perfil do seu público. Sem saber quem você é, fica mais difícil saber quem é o seu público e, dessa forma, não é possível criar uma comunicação efetiva.

Existem inúmeras formas de se conhecer, o importante é novamente escolher a ferramenta que mais combina com você e com o seu jeito de resolver as coisas. Comece hoje porque é um processo lindo, mas que não acontece da noite para o dia. E nesse meio-tempo, crie o seu conteúdo com a sua verdade estampada nele.

3. Escolha os seus formatos de conteúdo

Leia também: Criação de conteúdo para ganhar autoridade

Não adianta querer abraçar todas as frentes, ou seja, estar em todas as plataformas de comunicação e ter conteúdo em todos os formatos que existem. Isso só vai gerar sobrecarga para você e para o seu público.

Alguns formatos existentes: artigos ou blog posts, vídeos, posts, E-books, check-lists, tutoriais, infográficos, músicas, artigos-aula, podcasts, lives, enquetes, entre outros. Todos eles comunicam o que você e a sua marca têm a dizer, o que transmite e reforça o seu posicionamento.

Escolha alguns formatos para começar, aqueles com os quais você mais se identifica e se sente à vontade para se expressar. Isso é fundamental! Por exemplo, se você gosta mais de escrever posts, comece por eles.

4. Calendário editorial

Organize o seu conteúdo mensal ou quinzenal através de um calendário editorial. Isso evita que você fique refém da inspiração quando mais precisa dela. No calendário editorial, insira os dias e os temas para cada dia. Se for possível, já crie os textos previamente.

Tenha em mente que conteúdo é o dia a dia, é o que você vive, são seus aprendizados. Se você não está acostumada a criar e a compartilhar conteúdo, pode ser difícil no início, mas é possível criar esse hábito. Com o tempo, você vai pegando o jeito e fazendo naturalmente.  

5. Delegar o que você não sabe

Como em todo o início de negócio, a gente faz tudo sozinha, não é assim? Na hora de criar conteúdo não é diferente. Mas, tudo pode ser mais fácil se você delegar algumas coisas. A gente investe em tanta coisa, por que não investir em uma micro equipe de marketing? Por exemplo, se você leva horas para criar um layout para o seu post, por que não contar com alguém que faça isso bem feito e rapidamente? O mesmo vale para o texto.

Se você pode criar, ótimo, mas se você não gosta e não tem tempo, não adianta fazer uma semana e depois não fazer mais. Consistência é fundamental para criar conteúdo. Claro, não estou falando para delegar o controle e a essência da tua comunicação. Saiba analisar o trabalho, faça questão de que o conteúdo sempre tenha a sua cara e o seu jeito de falar. É um alívio ter pessoas para fazer o que não é do teu core business, mas escolha o parceiro que tenha os teus valores e o teu jeito de trabalhar. Assim como os clientes, você pode escolher os parceiros de trabalho ideais.

6. Como ter ideias

Essa é a dúvida mais comum para quem quer começar a criar conteúdo. Como é um compromisso frequente, geralmente semanal, é fundamental saber como ter e gerenciar as suas ideias de conteúdo.

Portanto, o mais importante é deixar o conteúdo entrar na tua vida como uma rotina. É o primeiro produto que você vai oferecer ao seu cliente. É um compromisso com ele, entende? Pode parecer difícil no início porque demanda trabalho, pesquisa e mais esforço porque você não estava acostumada a fazer isso, mas depois vira parte do seu trabalho.

Algumas dicas:

  • Tenha um caderno ou um arquivo separado para as ideias de conteúdo. Não desperdice e não julgue nenhuma delas.
  • Escolha no máximo 3 temas-chave (assuntos centrais) para trabalhar os seus conteúdos. Isso ajuda a focar e a explorar os assuntos que você já gosta e domina. Eu, por exemplo, crio meus conteúdos nesses 3 temas: empreendedorismo feminino, escrita, conteúdo com verdade e com legado.
  • Varie as fontes de inspiração: séries, filmes, conteúdos de marcas fora da sua área de atuação, viagens, livros, conversas, vídeos, lives, poemas, músicas, desenhos animados, não importa quais. Mas use tudo o que você consome e vá além. Busque novidades e coisas diferentes para criar o seu conteúdo de uma forma diferenciada. . Use suas histórias pessoais nos seus conteúdos. Muitas boas ideias podem surgir delas.
  • Faça enquetes com o seu público e use os feedbacks dele como material de criação. Dessa forma, os seus conteúdos são mais assertivos porque falam sobre o que o seu público pediu e quer saber. Na mosca!

Então, pronta para começar a criar os seus conteúdos?

Permita-se essa experiência!

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *