Hoje eu quero conversar com você sobre Beyoncé, sim, ela mesma! E o que essa mulher poderosa tem a ver com a sua marca e o seu negócio.

Beyoncé é claramente um case de sucesso, muito sucesso, diga-se de passagem. Para falar a verdade, eu não sei se existe alguém no mundo que nunca tenha escutado falar nela (tá, até existem, mas são pouquíssimas pessoas). 

Beyoncé é MUITO mais que uma artista, ela é uma empreendedora nata, mas além de tudo, ela é inovadora. 

Como uma mulher de alma empreendedora, Bey é dona de diversos negócios,  tem a sua própria gravadora, a Parkwood Entertainment, que foi fundada em 2008.  É dona de um serviço de entrega de comidas vegetarianas, tem a sua famosa linha de roupas Ivy Park, a qual fez collab com a Adidas no ano passado, uma linha de perfumes que leva o seu nome, e participação em um serviço de streaming, chamado Tidal. Vale lembrar que além de tudo isso, Bey também já atuou em muitos filmes.

E o que faz ela ser reconhecida por quem ela é, e pelo seu talento, é justamente isso, ela SABE quem ela é, ela SABE a mensagem que quer passar para as pessoas, e ela SABE o seu PROPÓSITO. É isso que a torna uma das mulheres mais influentes do momento, sendo também a segunda com o maior número de Grammys ganhos, atualmente 24, apenas 3 atrás de Alison Krauss. Mas, para ser sincera, se tratando de Queen B (abelha rainha, como é chamada por seu fãs), sabemos que ela vai ultrapassar esses 27 Grammys.

Mas, o que a história de Beyoncé tem a ver com a SUA marca e com o SEU negócio? 

Era nesse ponto que eu queria chegar. Portanto, quero analisar em conjunto de você 5 estratégias de Beyoncé, e mostrar o quanto elas são valiosas para o seu empreendimento. Vamos lá?

1 – Ela descobriu o seu propósito, e transformou a sua marca.

Queen B começou passando a imagem da garota sexy com músicas alegres. Mas com o passar de alguns anos percebeu que isso não se alinhava ao seu PROPÓSITO!  Por este motivo, ela começou a investir fortemente no seu branding e posicionamento de marca, sim, MARCA. Ao longo do processo ela fez muitas mudanças, até chegar no momento em que está hoje, onde passa a imagem da mulher forte, negra e feminista, que pode conquistar o mundo inteiro. E essa é exatamente a mensagem que deseja passar, que as mulheres são incríveis, são poderosas, que o movimento negro importa, que negros são empoderados, fortes e conquistam tudo o que desejam, independente dos preconceitos e do racismo que enfrentam diariamente. 

2 – Beyoncé transmite isso tudo através de seus produtos.

E quando eu digo produtos é: as letras de suas músicas, as performances nos shows, sua marca de roupas, a gestão da Parkwood Entertainment, e até mesmo os NOMES das tours e das músicas. Como quando lançou Run The World (Girls), passando a mensagem de que as mulheres são fortes, e de que são elas que mandam no mundo. Esse foi um marco muito grande para a sua carreira e a sua marca pessoal. Tudo sempre alinhado com o seu propósito.

3 – Ela é autêntica, e faz as coisas do seu jeito!

Ela faz as coisas do seu jeito, com autenticidade. Uma grande característica sua é fazer o inesperado, o que a grande maioria não faria. Como lançar um álbum inteiro sem ao menos um indício de que vai fazer isso, apenas lançar 14 faixas de música de uma vez só, sem avisar nada, e claro, mesmo assim ser um SUCESSO. Já que era uma surpresa para os fãs e para toda a indústria da música, mais uma vez inovando, sendo autêntica e transmitindo a sua mensagem poderosa: ela pode tudo.

4 – Todos os passos que dá são estratégicos

A diva não dá ponto sem nó. Todos os seus passos são voltados para causar impacto nas pessoas, vender e fazer com que sintam de verdade o que ela quer passar. E é isso que acontece. Portanto, ela não cria nada aleatoriamente, tudo tem um motivo, um objetivo final, um propósito, uma mensagem. 

5 – Conta histórias através da sua marca e dos seus produtos

Ela faz de tudo para fortalecer o seu posicionamento. Mesmo que ela precise usar acontecimentos da sua vida pessoal para se posicionar, ela faz. Ela sempre fala sobre o que acredita, sempre se impõe, sempre mostra por que veio e para que veio. Tudo o que ela faz conta uma história importante sobre si. Inclusive, na própria construção da história das suas performances, dos seus videoclipes, da escolha de seus dançarinos. Absolutamente tudo o que vemos Beyoncé fazer conta uma história!

Beyoncé usa e abusa do Branding

Leia também > Especialista Explica: Branding e Posicionamento de Marca

Isso é apenas um pouco da sua jogada, mas é isso que ela faz: usa e abusa do branding e posicionamento de marca. Obviamente, com muito estudo e com muita estratégia, é isso que a torna ÚNICA, diferente, autêntica e desejável. E tudo o que ela faz, você também pode fazer, acredite, estou falando a verdade. Mas é claro que nada vem sem esforço, ela mesma conta que todos os resultados que obteve só vieram com muito trabalho duro, dedicação e estudo. 

Se você quer ser como ela, entenda isso:

Para ser como a Queen B, ter alguém que entende do assunto para te ajudar a fortalecer a sua marca, em conjunto do seu propósito é ESSENCIAL. Você pode até tentar fugir disso, mas uma hora vai perceber que é necessário, ou você vai continuar sendo mais uma marca, mais um negócio no meio de todos os outros. Você pode até vender, claro que pode. Mas você prefere vender, assim como todos os outros, ou quer que a sua marca seja A Beyoncé do mercado em que atua? 

Pense bem sobre isso! Se você deseja ter um diferencial, descobrir o seu PROPÓSITO e aprender a alinhar isso com o seu negócio, ganhando reconhecimento e sendo uma marca AUTÊNTICA, que faz a diferença. Então, você precisa participar da segunda turma da mentoria Marcas de Propósito com a especialista Kaká Cerutti, onde ela vai te guiar no seu posicionamento e na hora de mostrar o seu diferencial para o seu público alvo.

CLIQUE AQUI SE VOCÊ FICOU CURIOSA SOBRE A MENTORIA

Obrigado por ter ficado até aqui, por hoje é só, um beijo e até o próximo artigo.

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *