O importante de relatar primeiro é que você pode empreender no seu próprio serviço, não precisa abrir o seu negócio para ser empreendedora, o empreendedorismo vem da forma que tu encaras a tua vida e o teu profissionalismo.

No meu caso foi um pouco diferente, eu nunca encarei os empregos que eu tive ao longo de 1988 até 1996 como desafio, empreendedorismo, filosofia de vida e orgulho de vestir a camiseta da empresa.

Quando eu trabalhava como funcionária eu era bem frustrada quanto a minha carreira como eu já comentei nos outros artigos, eu brigava com todos os meus chefes, não aceitava conselhos, eu não tinha equipe, não me sentia dentro de algo, ou seja, completamente fora da caixa.

Só que o medo de dar o passo autônomo é grandioso, como eu poderia pensar em não ter férias, 13º. Salário e FGTS. Como pensar em ir atrás do serviço, quando um funcionário já tem em sua mesa o que fazer, ou seja, é uma sistemática completamente diversa.

Há pessoas que nasceram para ser funcionários e são extremamente capazes e felizes e outros que nasceram para criar o seu negócio e só assim, acham o seu APOGEU.

O bichinho do empreendedorismo já tinha me mordido, mas eu precisava tomar a coragem e após o nascimento do meu filho (para saber essa história leia o artigo – Como conciliar a profssão e a maternidade), eu comecei a desenhar a minha carreira solo.

Nossa, não pensem que é só porque vocês já trabalharam por anos como funcionário que a trilha do empreendedorismo será mais fácil, claro que não…, pois toda carreira solo que inicia começa do zero, tais como: serviço, clientes, captura do serviço, marketing, investimento, tempo, dedicação, estudo, perseverança, etc.

E aí começou tudo pessoal desde 1996 comecei a trabalhar como perita nomeada pelo juiz na área trabalhista e desde 2000 na área cível, batendo em porta em porta nas varas com o meu currículo na espera de uma chance.

Em 2001 também comecei a atuar como perita-assistente de advogados e empresas, e nesta época resolvemos fazer o nosso site (www.laranja-marranghello.com.br), começamos a investir em nossa marca, fazendo cartões de visita, flyers.

No decorrer dos anos foram muitos trabalhos e muito estudo, pois a área pericial requer uma constante educação continuada, uma vez que ela está ligado ao direito.

E posso dizer para vocês que desde 1996 que comecei os meus primeiros passos autônomos como perita contábil a minha vida se transformou, pois passei a ter orgulho da minha profissão, cada conquista era como se eu tivesse ganhado na mega sena de tão feliz que eu ficava, pois cada sementinha que eu regava e plantava era só minha, então quando a mesma germinava o orgulho e felicidade era em dobro, triplo, etc.

Mas, incrivelmente só em 2010 eu comecei a me enxergar como empreendedora, pois eu queria muito ministrar cursos, mas como eu tinha apenas a faculdade esse sonho sempre era adiado.

Em 2012 resolvi fazer o meu pós-graduação em perícia e auditoria, pois nesta época o meu filho passou no vestibular de contábeis noite e só neste momento que eu vi que eu poderia também estudar as noites fora, pois meu filho estava crescido, meu papel como mãe também estava cumprido.

Voltar a estudar na faculdade me agregou muito, pois minha cabeça começou a fervilhar de idéias, e neste momento veio a 1ª. idéia:

Já que ninguém me chamava para dar aula eu resolvi montar um pós-graduação de Gestão em Perícias Judiciais, o qual eu vendi esta idéia para uma Instituição que facilmente aceitou a minha idéia maluca, bom olha a loucura, tive que montar todo o cronograma do pós-graduação, com os módulos, disciplinas, conteúdo programático, bibliografia e ir atrás de professores, tudo isso só para eu conseguir realizar o meu desejo de ser professora e consegui, este Pós-Graduação teve duração por 5 anos o qual eu fui coordenadora do pós e professora de 3 disciplinas. Por esta experiência, ocorreu o inesperado: diversas instituições começaram a fazer convites para eu ministrar cursos na área pericial e na parte jurídica de cálculos.

Hoje eu sou professora de 5 Instituições, sendo que uma delas é a minha própria Instituição, sim, faz uns 4 anos mais ou menos que eu pensei se eu sou professora de Instituição porque eu não ter a minha já que sou pessoa jurídica já faz um tempo, sendo assim, nasceu a LM Cursos o qual eu tenho muito orgulho, pois ela está tão forte quanto a Laranja & Marranghello Peritos Consultores.

E entre 2018/2019 nosso ambiente foi muito criativo também, pois criamos diversos produtos:

  • APP de acordos trabalhistas
  • Aulas em EAD
  • Nosso site virou também uma plataforma de pagamentos
  • BLOG
  • EBOOK
  • Por fim, nosso canal de youtube: TIME TO TALK by LM – dentro do canal Laranja & Marranghello Peritos Consultores, os quais entrevistamos empreendedores de diversas áreas sempre contribuindo com assuntos do momento, curiosidades e conselhos empreendedores

Então a lição que fica deste artigo é que nunca é tarde para a gente empreender…é verdade que estou na carreira autônoma desde os 26 anos de idade, mas é certo eu relatar que só depois que eu fiz 40 anos é que eu virei empreendedora, pois antes eu só trabalhava por conta própria, após os 40 anos além de eu trabalhar por conta própria eu fiquei mais criativa, mais confiante, mais madura, fui atrás de novas experiências, novos círculos e a maior prova é esta que fui convidada para fazer parte deste time maravilhoso de especialistas e eu estou com 49 anos hoje. 

Assine a nossa Newsletter para receber dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *