As respostas vivem dentro de nós 

Acredito que o autoconhecimento é a chave para todas as respostas que buscamos. E deixa eu te contar uma coisa: As respostas que você procura não estão aqui não. Estão aí, dentro de você. É verdade. Tão clichê… Mas confia no que eu estou dizendo. Desculpa se pareceu meio prepotente ou arrogante. Não é essa a intenção, de forma alguma.

  A gente vive se questionando e buscando respostas, né? O. Tempo. Todo.  Que caminho seguir? O que fazer da vida? O que é sucesso? Como mudar as coisas? Será que estou fazendo certo? Eu sou mesmo feliz? 

Autoconhecimento

Por muito tempo eu busquei as respostas fora de mim. É, eu sei que você também busca. 

Nos seus pais, seus amigos, no seu trabalho, seu companheiro, naqueles planos que não deram certo…

Mas falta o mais importante: Olhar para dentro. Dar um tempo da bagunça externa, de tanta tarefa, responsabilidade e vidas perfeitas no Instagram (a vida perfeita não existe, aliás. Lembre disso sempre, tá?). Eu sei que não é fácil, e que o peso que você carrega todos os dias não é pouco. Fora todas as dúvidas e medos, parece que temos que provar o tempo todo que somos boas. Temos que ser fortes, inteligentes, resilientes, boas mães, filhas, irmãs, empreendedoras de sucesso, e por aí vai. Sem vitimismo. É uma realidade. 

A liberdade de encontrar as respostas que tanto buscamos.

Enfrente suas inseguranças e se liberte de crenças limitantes

  Crescemos assim. Tendo que tirar boas notas, usar aquele vestidinho e tiarinha que a gente nem queria, que machucava a cabeça. As meninas tendem a ser criadas como princesas, perfeitas, que sentam com as pernas cruzadas, brincando com sua barbie igualmente perfeita. Então, se você teve uma infância livre e sem julgamentos ou mesmo sem pequenos traumas, que sorte a sua. Mas mesmo assim, ao longo da vida sei que algumas coisas te marcaram. Erros que apontaram e você ainda não conseguiu esquecer. Erros que você percebeu e ainda não conseguiu se perdoar. Verdades absolutas que plantaram na sua cabeça e você leva pra vida sem questionar. Hey, isso é normal, ok? Está tudo bem. Eu também sou cheia de “neuras”, medos, e pequenos traumas.

Os traumas aprisionam muitas vezes sem percebermos. Nos travam, nos fazem pequenas. Mas você é grande e tem uma força muito maior do que imagina. Então, tome as rédeas disso e mostre quem manda! Você tem um poder gigante aí dentro, só precisa encontrá-lo. Confie. Mas isso é um processo, não adianta só eu falar, não adianta só você ler de uma desconhecida o quanto você é forte. É um caminho a ser trilhado, e ele nunca tem fim, desculpa te falar isso. Só que ele pode ser melhor, mais leve, se você decidir assim encarar. 

Deixe os julgamentos de lado e seja feliz

E apesar de todos os julgamentos, de frases prontas “Você já está ficando velha, daqui a pouco não vai poder ter filhos” “Mãe solteira?” “Nossa, você engordou” “Que magrinha! Tem que comer mais, hein?” “Quando você vai arranjar um emprego?” e tantas outras que só você sabe. Tem o pior: a cobrança com você mesma. O medo de fracassar, de não estar sendo uma boa mãe, de não estar dando o melhor no seu negócio, de decepcionar os outros e a si mesma. Quanto barulho externo! Quanto barulho aí dentro! O que eu faço? Sigo empreendendo? Mudo a trajetória? Largo tudo e vou para outro país? Caso ou compro uma bicicleta? 

Aprenda a viver o presente

A vida é feita de escolhas – fáceis e difíceis o tempo todo. Saiba que precisa encarar, mas vá com calma. O ponto principal não é o problema. É como você encara o problema. Respire. Organize os pensamentos, faça uma coisa de cada vez sem se cobrar tanto. Somos seres humanos que erram, que choram, que nem sempre sabem muito bem o que fazer da vida. Mas como fazer isso? Apesar de todo o barulho externo, seja calmaria aí dentro. Busque essa calmaria em você. A gente precisa e merece isso.

Precisamos porque não é no meio de mais confusão que se organiza as coisas. Você precisa pensar, e o pensamento, para fluir, precisa de silêncio, de ar. Respire. Respire mais. Mais profundamente. Preste atenção nessa respiração, e faça isso no seu quarto, na rua, na chuva, na fazenda. É. Faça esse exercício. Busque um lugar tranquilo dentro de você. Se dê um tempo, seja onde for, onde conseguir, mas pare. E um pouquinho todo dia, se possível. Pare sempre, não só nas férias. Pare 20 minutinhos na hora do intervalo do almoço. Enquanto os filhos estão na escola ou no banho. No final da tarde voltando pra casa. Aproveite aquele silêncio antes de dormir. Leia, escreva, compre um planner, um caderno bem lindo, se der vontade e você gostar, umas canetinhas, um mural, uns post its…  visualize o que você quer. Tô falando sério! Então, experimente. 

Faça do seu jeito, e não se envergonhe disso.

  Faça como puder, mas faça. Esqueça de tudo, coloque sua música preferida nos fones de ouvido enquanto contempla alguma paisagem bacana da cidade que você nunca percebeu porque passa sempre apressada. 

  Aos poucos, dia após dia, com esse exercício, você vai acalmando o ritmo, os pensamentos, essa ansiedade que te suga energia e você tantas vezes nem sabe porque.  E vai virar uma coisa legal, sabia? Pode confiar. Você com você mesma, curtindo sua companhia, suas vontades, seu silêncio. Cuide de você! Só assim você vai conseguir cuidar de quem ama – e isso inclui o seu negócio. E é só nesse silêncio que você consegue ouvir quem vai te dar as respostas: O seu coração. É nesse silêncio que, aos pouquinhos, você vai conseguindo acessar o seu mundo interior, o mundo mais importante de todos mas tão esquecido em meio à correria dessa vida maluca, cheia de prazos, buzinas e cobranças. Você vai se sentir mais tranquila e estimular sua intuição, e essa intuição e calmaria interna vão te ajudar a tomar melhores decisões, aumentar a criatividade e até apontar caminhos. 

Apenas respire e deixe ser

Eu ainda não tenho todas as respostas, nem vou ter, e você também não. Mas algumas você vai achar, outras você vai deixar de lado, e outras nunca terão resposta mesmo. E. Tá. Tudo. Bem 🙂 

Respire e ache essa calma e paz aí dentro, esteja presente. Faça o exercício de não pensar no que passou. Deixa o passado lá atrás e pensa em você AGORA.

Enfim, termino aqui dando uma dica de Livro: O Poder do Agora. Tem me ajudado muito nesses exercícios, me mostrado caminhos e me trazido algo muito importante: presença. Estar presente é essencial para fazer bem feito, acalmar a ansiedade e seguir os caminhos que mais fazem sentido. 

No próximo artigo vou escrever sobre esse livro.

Assine a nossa Newsletter com dicas imperdíveis de empreendedorismo e desenvolvimento feminino clicando aqui.

Vamos juntas 😉

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *